1 a 16 de Novembro de 2025

Butão e Nepal

 

Esta é uma viagem rara e fascinante!
Nela irás conhecer o lendário e pouco acessível Reino do Butão, e percorrer o famoso trekking do Annapurna.
O Butão, até há pouco tempo inacessível aos estrangeiros, mantêm intacto todos os seus valores culturais e religiosos, que fazem dele um país único no mundo.
Este é considerado o país mais feliz do mundo, onde vive um povo alegre e simples.
Das suas belas Montanhas, desprende-se um silêncio, uma paz e uma tranquilidade que nos contagiam.
Cada um dos seus mosteiros, palácios e templos conta-nos uma história, e  surpreender-nos-á pela sua elegância e aura de mistério!
 No trekking do Annapurna, iremos percorrer trilhos que nos levarão a mais de 4000 de altitude, sempre deslumbrados com a majestosidade dos Himalaias.
Passaremos por várias paisagens, desde florestas tropicais a paisagens alpinas.
Visitaremos o Campo Base do Annapurna e gravaremos profundamente na nossa memória a visão magnífica do Machapuchare, uma das Montanhas mais bonitas do Mundo!
Esta é uma viagem de Sonho, esta será de certeza uma das viagens da Tua Vida!

 

Através das pontes suspensas e dos caminhos acidentados, vais sendo invadido por uma sensação de Liberdade e Confiança.

Com a beleza das paisagens, o sorriso do povo, os cânticos budistas que ouves ao longe, vais acertando os teus passos com o bater do Teu Coração e sentes a tua Força interior a despertar, a crescer, a derrubar os teus Limites até à SUPERAÇÂO.

Há uma energia quase palpável nesta viagem que, combinada com o desafio físico, te vai proporcionar um reencontro contigo mesmo. O contacto íntimo com a  natureza, a tua e a circundante, vai permitir que reencontres a tua Força interior, vai devolver-te a Coragem, a Ousadia, o Foco e a Alegria de Viver. 

ESTA É UMA EXPERIÊNCIA QUE IRÁ TRANSFORMAR A TUA VIDA…

PARA QUEM É?

Pessoas com espírito aventureiro

que querem superar os seus limites e reencontrarem a sua verdadeira Força Interior.

Empresas, Equipas e Escolas

A Montanha fomenta a união entre todos os participantes. A ultrapassagem de obstáculos e de desafios em conjunto, forja o carácter dos participantes e a identidade das equipas, pilares fundamentais para o Sucesso.

Amantes da natureza

A ligação direta com a natureza no seu estado mais puro e grandioso, aumenta o Foco, resgata a Ousadia e fomenta a Resiliência

Líderes

Um líder é um Aventureiro, precisa de ser Ousado, Confiante, Corajoso, Resiliente e Focado. A Montanha é o lugar por excelência para cultivar estas qualidades, fundamentais para liderar Equipas e "apontar" novos caminhos!

PROGRAMA

DIA 1

Começa a nossa Aventura em Lisboa!

Viagem para Katmandu

DIA 2

Aterramos no Aeroporto de Tribhuvan, em Katamandu.

Transfere para um Hotel e jantar de boas vindas. 

DIA 3

Voamos para Paro no Butão. Durante mais ou menos 50 min, teremos a oportunidade de nos deliciarmos com vistas espetaculares da cordilheira dos Himalaias!
Quando por fim desembarcamos no Reino do Butão, seremos presenteados pelo ar fresco e limpo da montanha.

De seguida seguimos de carro até Thimphu, a capital do Butão, com paragem em Chuzom, na confluência dos rios Thimphu e Paro.
Neste local encontramos três estilos diferentes de stupas; Tibetanas, nepalesas e butanesas adornam esta confluência.

Pouco antes de chegar a Chuzom, olhamos para a esquerda e veremos Tachogang Lhakhang, “o templo do excelente cavalo”.

Este é um templo privado, construído no século 15, como resultado de visita de Balaha, o excelente cavalo, uma manifestação de Chenrezig, ou seja Buda.
Na chegada a Thimphu, dirigimo-nos ao nosso hotel. 

A capital do Butão é o centro do governo, religião e comércio, Thimphu é uma cidade única, com uma mistura incomum de desenvolvimento moderno com tradições antigas.

Com uma população de cerca de 90.000 habitantes, é talvez a única capital do mundo sem semáforos!
À noite, visitamos o Buddha Point (Kuensel Phodrang), que está localizado a uma curta distância de carro do centro da cidade, e de onde podemos ter uma boa visão geral do vale de Thimphu. 

De lá podemos oferecer orações ao Buda, a maior estátua do país, e depois caminhar e apreciar a bonita vista do vale.
Em King’s Memorial Chorten encontramos muitas pessoas, murmurando mantras e girando suas rodas de oração. Esta construção
foi uma ideia do terceiro rei do Butão, Sua Majestade Jigme Dorji Wangchuk (“o pai do Butão moderno”), que desejava erguer um monumento à paz e prosperidade mundiais. 

Serve tanto como memorial ao falecido rei e como um monumento à paz.
Em seguida visitamos Trashichhoedzong, impressionante fortaleza / mosteiro, que abriga o edifício do Secretariado, a sala do trono de Sua Majestade, e vários escritórios do governo.

É também a residência de verão do Abade-Chefe e do corpo central dos monges.

Pernoita num hotel em Thimphu

DIA 4

Após o pequeno almoço no hotel, vamos para Punakha, através da passagem de Dochula (3O8Om).

No Butão, as passagens são marcadas por um grande chorten butanês e por bandeiras de oração.

A passagem de Dochula, quando num dia limpo, oferece a vista mais espetacular sobre os altos picos do leste dos Himalaias.
Depois de fazer o check-in no hotel, vamos visitar Punakha Dzong, uma estrutura maciça construída na junção de dois rios.

Foi a capital de Butão até 1955, e ainda serve como residência de inverno do corpo de monges.
No final do dia, a excursão a Chimi Lhakhang começa por entre arrozais e aldeias, durando a caminhada cerca de 1 hora e meia.

O Chimi Lhakhang, situa-se numa colina no centro do vale, e também é conhecido como o templo da fertilidade.

Acredita-se amplamente que os casais que não têm filhos e que desejam um, se orarem neste templo, são geralmente abençoados com um filho muito em breve.

O trilho atravessa os campos de arroz até à pequena povoação de Pana, que significa ‘campo’.

Num passeio pela vila perto do templo podemos apreciar a vida cotidiana e do estilo de vida dos aldeões.
A noite pode ser passada explorando a vila de Punakha, localizada na margem do rio.
Pernoita num hotel em Punakha.

DIA 5

Após o pequeno almoço iniciamos a viagem para Paro, no caminho visitamos Simtokha Dzong, a fortaleza mais antiga do país construída em 1627 e que agora abriga a Escola de Estudos Budistas.
Na chegada a Paro, fazemos o check-in no hotel. Após o almoço, iremos visitar Ta Dzong, originalmente construída como Torre de Vigia, que agora abriga o Museu Nacional.

A extensa coleção inclui pinturas antigas de Thangkha, tecidos, armas e armaduras, objetos domésticos e uma rica variedade de artefatos naturais e históricos.
Após a visita a Ta Dzong, iniciamos uma curta caminhada por caminhos, para visitar Rinpung Dzong (ParoDzong), que significa “fortaleza da pilha”de joias”, que tem uma longa e fascinante história. 

Ao longo das galerias de madeira que revestem o pátio interno há belas pinturas nas paredes ilustrando a tradição budista, como quatro amigos, o velho da vida longa, a roda da vida, cenas da vida de Milarepa, Monte Sumeru e outras Mandalas cósmicas.
Pernoita num hotel em Paro.

DIA 6

Após o pequeno almoço, iremos visitar o Mosteiro de Taktshang ou Ninho do Tigre (aprox. 5 horas a pé): É um dos mosteiros mais famosos do Butão, empoleirados na encosta de um penhasco 900m acima do fundo do vale de Paro.

Diz-se que Guru Rinpoche chegou aqui na parte de trás de um tigre e meditou neste mosteiro, daí ter o nome de ‘Ninho do Tigre’. Este local foi reconhecido como um lugar muito sagrado e visitado por ShabdrungNgawangNamgyal em 1646 e agora visitado por todos os butaneses pelo menos uma vez na vida.

Em 19 de abril de 1998, um incêndio danificou severamente a estrutura principal do edifício, mas agora esta joia butanesa foi restaurada ao seu esplendor original.
À tarde, vamos a Drukgyel Dzong, uma fortaleza em ruínas onde guerreiros butaneses lutaram contra invasores tibetanos séculos atrás. A cúpula nevada do sagrado Chomolhari, “montanha da deusa” pode ser visto em toda a sua glória da estrada de acesso ao Dzong.
À noite, visitamos o Kyichu Lhakhang do século VII, um dos 108 templos construídos nos Himalaias pelo Rei tibetano, Songtsen Gampo. 
A construção deste templo marca a introdução do budismo no Butão.
Pernoita num hotel em Paro.

DIA 7

Voo de Paro para Katmandu, no Nepal.

DIA 8

Voo de Katmandu para Pokhara (820 m).

Pokhara é uma pequena vila junto a um bonito lago, é daqui faremos uma viagem de 4 horas de carro até Landruk (1585 m)

Em Landruk iniciamos o nosso Trekking em direção a Chhomrong (2170 m).

Será um dia maravilhoso, num ambiente sempre verde, e com a beleza das Montanhas Annapurna, Himchuli e Machapuchare sempre presente. 

Passamos por pequenas aldeias, onde interagimos com as pessoas, sentindo sempre a sua tranquilidade e o seu estilo de vida simples. A Cruzamos uma ponte suspensa sobre Kinrong Khola e chegamos  a Chhomrong – uma bela vila na região de Annapurna.

DIA 9

A caminhada de hoje de Chhomrong a Dovan (2520 m), é mais uma jornada bonita, através de campos em socalcos, densas florestas de bambu e paisagens deslumbrantes.

Depois de atravessar o Chhomrong Khola, subiremos em direção a Sinuwa, onde se encontram bosques exuberantes e vistas para as montanhas. 

Continuando, passamos por Bamboo, onde caminhamos por uma floresta sombreada, ouvindo os sons dos riachos, até que finalmente chegamos ao bonito e tranquilo local de Dovan.

 Lá, descansaremos numa aconchegante casa de chá, recarregando as energias para a próxima etapa da nossa aventura

DIA 10

Neste dia iremos percorrer um caminho mais longo do que no dia anterior. 

Caminharemos em direção a Deurali (3200 m), serão cerca de 7h de caminhada onde vamos apreciando a fantástica paisagem da região de Annapurna.

Deurali é uma vila maravilhosa que reflete fielmente o estilo de vida dos Himalaias.

É lá que passaremos a última noite antes de chegarmos ao campo base do Annapurna.

DIA 11

Este é um dia muito especial, vamos acordar cheios de energia e após o nosso pequeno almoço em Deurali, começamos a nossa caminhada de quatro horas, que nos levará ao campo base do Annapurna (4130 m). 

Teremos uma vista de 360 graus que nos revelará a maravilhosa beleza de toda a cordilheira nevada do Annapurna (8097 m),  do Hiunchuli, do Annapurna Sul, do Annapurna I, do Annapurna III, do Khangsar Kang, e do Machapuchare.
Uma experiência única que irá ficar para sempre gravada na tua memória!

Pernoitaremos numa casa de chá no acampamento base de Annapurna. 

DIA 12

Este dia é o primeiro dia de retorno. 

Deixaremos as nossas pegadas no Campo Base do Annapurna e seguiremos em frente em direção a Bambu (2310 m), onde chegaremos ao fim de 5/6 horas de caminhada.

Vamos descansar, jantar e passar a noite numa casa de chá em Bambu.

DIA 13

Saimos de Bambu em direção a Jhinu – Danda (1700m).

Demoraremos seis horas para lá chegar, depois de atravessarmos o Vale do Rio Modi, uma floresta de rododendros, e outra de densos bambus e carvalhos. 

Vamos ficar em Jhinu –Danda (1780 m),  onde vamos jantar e passar a noite.

DIA 14

Hoje é o nosso último dia de caminhada.

Saimos de Jhinu – Danda até Landruk (1565 m). 

Em seguida, faremos uma viagem de carro de 4 horas até Pokhara, de onde voaremos novamente para Katmandu.

DIA 15

Iremos visitar Katmandu e os seus belos Monumentos, aproveitando para efetuar as tradicionais compras.

DIA 16

Viagem de regresso a Portugal.

O programa inclui:

O programa não inclui:

O sUPERA-TE É aconselhado PARA QUEM:

o supera-te não é aconselhado para quem:

Este Desafio faz vir ao de cima a Tua Coragem,

 a Tua Resiliência, a Tua Determinação,

deixando-te recordações que perdurarão para toda a Vida!!

No Supera-te! No butão e campo base do annapurna vais:

SUPERA-TE!
VEM COMIGO AO BUTÃO E AO CAMPO BASE DO ANNAPURNA

QUEM SOU EU?

A natureza e a montanha fazem parte da minha vida desde que me lembro. É nela que encontro a minha amiga mais fiel, alguém que forjou a minha personalidade e fez-me acreditar em mim e nos meus sonhos. 

Quando dei início à minha atividade profissional apercebi-me que a pessoa que decide ir à montanha não é a mesma que de lá volta. É como se, a cada passo, a cada desafio superado, deixasse para trás um pedaço de si. No final fica uma pessoa mais leve, livre, corajosa, ciente de si e com uma alegria de viver contagiante.

 30 anos depois, já subi a mais de 50 montanhas e fiz travessias um pouco por todo o mundo. Acompanhei centenas de pessoas em aventuras e, sempre que posso, participo em Maratonas, Ultra-trails e Triatlos, para estar o mais preparado possível.

Olá eu sou o Tiago

Desde pequenino que acompanho o meu pai nas suas aventuras pelas Montanhas e pela Natureza.

Fui ganhando cada vez mais gosto pela Montanha, até que cheguei a um ponto em que eu decidi seguir o seu “legado”.

Eu gosto da Montanha por diversas razões, uma delas é pelo  poder que a Montanha tem para nos “moldar” e nos preparar para enfrentarmos as “Montanhas das nossas Vidas”.

Outra é porque a Montanha nos acalma e traz ao de cima quem verdadeiramente somos.

Gosto de partilhar a Montanha e os ensinamentos dela com as pessoas, porque é extraordinário ver como as pessoas se tornam uma melhor versão delas próprias, e acima de tudo, gosto de ver o sorriso e o sentimento de superação que elas transmitem.

Adoro as Montanhas!

Testemunhos de participantes

PARTICIPANTES DE EDIÇÕES ANTERIORES NESTE DESAFIO

"Mais do que uma viagem, uma experiência de vida cheia de desafios. Grupo fantástico, e um líder 5 estrelas! A minha experiência com a Mountainlover, não podia ser melhor. A expedição foi muito bem organizada e a segurança esteve sempre presente. Fernando, obrigada!"
Susana Fonseca
"Doutoramento de vida em 17 dias. Na minha vida nada me foi fácil, umas foi a vida que escolheu para mim, outras eu própria as escolhi, como a expedição ao campo base do Evereste (Graças á Didi Gaby) Gabriela Lopes Foi sem qualquer dúvida um desafio muito marcante que terminei com um sentimento de elevação máxima. O meu coração desde que comecei a treinar para esta expedição deu o ar da sua graça, (frequência cardíaca sempre elevada) mas lá fomos cheios de coragem e com um número mágico que respeitamos com toda a recomendação do Fernando Ferreira andamos horas e horas, passo a passo, pedrinha em pedrinha sempre juntinhos, e fui sempre lhe segredando ao ouvido que juntos éramos mais fortes o oxigénio ajudou e fomos mesmo. Chegamos com a emoção que só nós dois sabemos… a coragem e atitude e o querer ajuda a vencer. Deixei tudo o que me define com uma gratidão imensa porque creio sempre por onde passamos somos o que deixamos e o que trazemos e daqui trago muito, um povo de resiliência, sobrevivência, empenho, genuinidade, respeito humildade crença e toda a sua generosidade … mas o que jamais abandonará o meu coração e que me deixou de alma cheia foi os olhos e os sorrisos das crianças com uns simples lápis de cor … nem tenho palavras para o descrever … gratidão sem fim. Quando damos cor á vida de alguém o mundo gira e avança. “Olha para as montanhas como sendo a morada dos deuses, mesmo que não acredites em deuses, acredita nas montanhas “ O meu obrigada aos meus amigos ao Fernando Ferreira por todo empenho amizade e profissionalismo. NAMASTE 🙏"
Ana Paula Ângelo

As inscrições para este DESAFIO são limitadas

O teu investimento

O Supera-te! no Butão e Campo Base do Annapurna é uma experiência de transformação onde vais explorar os teus limites e trabalhar o autoconhecimento. Por essas razões, o seu valor é incalculável. O preço que lhe atribuímos é meramente representativo porque acreditamos ser um investimento pessoal no teu bem-estar e na tua qualidade de vida.

5700€ 

TUDO INCLUÍDO!

Ao valor mencionado acresce IVA à taxa em vigor.
O Desafio pode ser pago por inteiro ou em 5 prestações:

1300€ no ato da inscrição

1100€ até 30 junho

1100€ até 31 de Julho

1100€ até 31 de Agosto

1100€ até 30 de Setembro

Perguntas Frequentes

Acredito que tenha algumas questões sobre o DESAFIO e
deixo aqui algumas das perguntas mais frequentes que recebo.

Podes, sempre, entrar em contacto comigo via WhatsApp ou
preenchendo o formulário no final desta página.
 

Realiza-se de 1 a 16 de Novembro de 2025

Gosto de referir que este Desafio não tem preço. Tem sim um valor de investimento, há coisas que não têm preço e irá perceber ou sentir isso no final desta experiência.

Investimento:  5700 €  

Inclui:

⇒ Acompanhamento pelo Fernando Ferreira Mountainlover durante toda a atividade

⇒ Voos internacionais

⇒ Voos internos 

⇒ Transferes para hotel e aeroporto

⇒ Hotel em Katmandu, em quarto duplo com casa de banho privativa.

⇒Dormida em lodges durante o Desafio (no Butão e no Nepal).

⇒Todas as refeições no Butão e no Nepal.

⇒ Massagem relaxante no final do Desafio

⇒ Visita cultural no final do Desafio a Boudhanath, a segunda maior stupa do mundo, a Bhaktapur e a Swayambhunath.

⇒ Existe também a possibilidade de realizar uma mentoria de treino personalizada.

⇒ Aconselhamento sobre o material/roupa necessário para o Desafio

⇒ Existe a possibilidade de empréstimo de: Saco cama, saco de viagem, casaco impermeável, cantil, frontal e bastões de caminhada.

⇒ Entrada para um Grupo do Whatsapp  para troca de informações e conselhos

O método de pagamento é através de transferência bancária.

Sim, é possível pagar o valor do investimento em 5 prestações. No ato da inscrição 1300€, segunda prestação até 30 de Junho de 1100€, terceira prestação até 31 de Julho de 1100€, quarta prestação até 31 de Agosto de 1100€ e a última prestação de 1100€ até 30 de Setembro.

No ato da inscrição irá receber uma lista com a roupa e equipamento necessário para o Desafio. Esse equipamento será depois transportado pela nossa equipa de transportadores. Se precisar de adquirir algum equipamento, estamos ao seu dispor, para com a nossa experiência o aconselhar a fim de ter a melhor opção de compra.

É necessário estar numa forma física que lhe permita caminhar de forma tranquila durante 4 ou 5 horas por dia. Estarei ao seu dispor, para o aconselhar a preparar-se da melhor forma para este Desafio.

Sim, é necessário que cada participante faça um seguro de acidentes pessoais para este Desafio.

Será cobrado uma taxa de cancelamento de 50% do valor total do Desafio, caso a desistência aconteça entre 60 e 30 dias antes do início do mesmo. E 70% do total do Desafio se a desistência ocorrer entre 29 e 15 dias antes da data do seu início. Depois disso, não haverá lugar à restituição de nenhum valor do investimento. 

A partir do momento em que o bilhete do avião é adquirido, não haverá lugar ao reembolso do valor do mesmo.